O MNODS Ceará participa da reunião de implantação e implementação do Observatório de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará
Por: Verbena Medeiros
O Movimento ODS Ceará, em 18/01, participou da reunião de implantação e implementação do Observatório de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará – OBSSAN Ceará no Palácio da Abolição – Casa Civil.
A criação do observatório é uma iniciativa do CRN – Conselho Regional de Nutricionistas e RASSAN – Rede de Articulação para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A missão do observatório é fortalecer o controle social da política Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará juntamente com o Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome da Casa Civil.
O objetivo da criação do observatório é ampliar o acesso à informação e ao conhecimento elaborado sobre o exercício do controle social, no intuito de contribuir com as políticas públicas em prol da soberania e segurança alimentar, nutricional e do direito humano à alimentação adequada, sem seus diversos aspectos e contextos em caráter complementar aos componentes do SISAN-Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A reunião foi coordenada por o Sr. Roberto Sérgio, Consultor de Direitos Humanos e Cidadania da RASSAN. Para participarem da reunião foram convocados além do Movimento ODS Ceará, Órgãos do Governo do Estado ligados à área da nutrição, organizações do terceiro setor e lideranças representando a sociedade civil.
Oportunamente o Movimento ODS Ceará foi representado pela Sra. Josemara Saraiva do Instituto Cearense de Proteção e Defesa do Consumidor e pela Sra. Verbena Medeiros da Aracê – Consultoria Empresarial e de Produtos Sustentáveis. A importância da participação do Movimento na implantação do observatório é de suma relevância para mapear, informar, acompanhar e mostrar o impacto de atuação dos ODS no Estado no combate à fome e aos demais ODS de atuação.
0 comentários