Reunião do MNODS CE no paraíso da Sabiaguaba, com novas parcerias e propostas de institucionalização.

Por Movimento Nacional ODS CE em

No dia 11 de Janeiro de 2024, às catorze horas, no Complexo Ambiental e gastronômico da Sabiaguaba, foi realizada a reunião do Movimento Nacional ODS Ceará.
Iniciamos a reunião com a apresentação da instituição anfitriã, Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, pela sua diretora Isabel Cristina Fernandes, que nos apresentou as atividades realizadas pelo complexo e os espaços que podem ser usufruídos pela população. Nos relatou da importância do trabalho com as pessoas nativas e que fazem parte da história deste local, sendo retratadas no centro de memória. O complexo faz parte do Instituto Dragão do Mar.
Em seguida, foi realizada a apresentação dos representantes das instituições que fazem parte do movimento, ressaltando a grande importância das relações de parceria e do círculo de diálogo onde estas instituições podem fazer um intercâmbio de ideias e de projetos.
Para informar, foi feito um resumo da última reunião realizada no iprede no dia 28 de dezembro de 2023 e os informes relacionados a reunião do Conselho Nacional realizada no dia 10 de janeiro deste ano.
O coordenador-geral do MNODS CE, João Evangelista, com o objetivo de trazer conhecimento e alinhar os interesses das instituições com o movimento como um todo, apresentou um histórico sobre o MNODS e como acompanhar os indicadores de desenvolvimento sustentável nos diversos sites e plataformas desenvolvidas pelo governo Federal, IBGE, Portal ODS e IPEA.
Dando seguimento a pauta proposta para essa reunião, apresentamos a intenção do coletivo em institucionalizar o movimento e que para isso deveria haver uma metodologia de trabalho que garantisse uma participação democrática e objetividade na construção de todo o processo de institucionalização.
Para organizar e dinamizar os trabalhos, definiu-se como foco principal para este momento a elaboração de um estatuto baseado no modelo de estatuto proposto pelo MNODS Santa Catarina. Foi criada uma comissão especial para que nessa etapa se realizasse uma análise e adaptação do estatuto para a realidade local, de forma que fosse elaborado um estatuto que representasse os interesses dos membros do MNODS CE. Os participantes da comissão são os seguintes membros do movimento: Roberto Sérgio Barbosa dos Santos – RASSAN, Josemara de Maria S. Ponte – Instituto Cearense de Defesa e Proteção ao Consumidor, Luana de Araujo Nascimento Macedo – Acesse Contabil 5.0, Verbena Medeiros – Aracê consultoria e treinamentos, Andréa Leocádio – Associação Esportiva e Cultural Vida Ativa, Sandra Beltrán Pedreros – AQUÓFILOS, Clara Silveira – Movimento de Valorização da Mulher -MOVAMUS, Márcio Onias Bandeira – Associação dos vendedores da Beira-mar e João da Silva Evangelista Ferreira – MNODS CE.
Destaca-se que a disponibilidade e o comprometimento dos membros que se candidataram voluntariamente para participar dessa comissão são essenciais para que os mesmos permaneçam atuantes nela. Nesse sentido, haverá o acompanhamento da participação dos membros para que não ocorra o atraso das atividades e nem a ausência de alguns na hora de ajudar na elaboração do documento.
A comissão irá formar um grupo de WhatsApp que terá como objetivo agilizar as atividades de elaboração do estatuto, seguindo a orientação que será uma associação com nomenclatura de Instituto Movimento ODS Ceará. A comissão irá elaborar uma proposta de estatuto que será apresentado em uma reunião consultiva para receber as sugestões de melhoria dos membros do movimento. Após a reunião construtiva será realizada uma outra reunião extraordinária que será para a deliberação, ou seja, a aprovação ou não do estatuto em assembleia geral.
Foi acordado que as reuniões ordinárias seriam realizadas na segunda quinta-feira de cada mês.
Alguns membros se disponibilizaram a atuar nos momentos finais da revisão do estatuto assim como em qualquer observação técnica necessária para que o mesmo atenda as demandas do movimento e da legislação vigente relacionadas às organizações não governamentais.
Também foi destacado que será feita uma enquete na qual se definirá o endereço da sede do movimento. Registramos que é uma proposta que seja na Transforme Coworking, mas a decisão final será feita por meio de uma enquete publicada no WhatsApp do movimento.
O Movimento continuará suas atividades nos grupos de trabalho. Caso tenha interesse, entre em contato no nosso email ce.movimentoods.org.br.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *