Caminhos da Democracia
Por: João Evangelista
A cada hora estamos assistindo um teatro de manipulações e jogo de interesses, no qual a demagogia está ficando bem mais forte do que a democracia.
Manifestações enfurecidas de ódio e vingança se espalham por todos os lugares. Amigos criam inimizades, irmãos deixam de se falar, vizinhos não se olham. No ar, uma sensação de caça às bruxas, uma energia negra poluente que sufoca as mentes e tortura as emoções. Onde está a paz?
Mas diante a fome e a miséria, às injustiças sociais, aos movimentos solidários para erradicar a pobreza, a ação voluntária para mudar a realidade e à participação em congressos e encontros para defender seus direitos, a manifestação fica totalmente silenciosa. Nas ruas, uma gritaria ensurdecedora, mesmo sem se saber direito porque se está gritando. Nós Fóruns, Conferências de Direitos e Encontros, existe um silêncio que fala mais alto. Um silêncio que denuncia o descaso do cidadão de espetáculo, que se pinta e solta fogos na rua mas que não participa da verdadeira construção de uma sociedade melhor para o nosso país.
Não faço parte de nenhum grupo político e nem sou ligado a oligarquias que dominam a política local, sou livre para expressar opiniões apesar de toda perseguição. Todas as semanas tenho a oportunidade de acompanhar dezenas de jovens recebendo capacitação e oportunidades de um futuro melhor, fruto de um Brasil que caminha rumo ao Desenvolvimento, no esforço de acabar com as injustiças sociais, a opressão dos grupos dominantes do voto de cabresto e a demagogia. Respiro Brasil, vivo Brasil e sou Brasil.
Estamos em um momento histórico decisivo, onde todas as conquistas obtidas ao longo da luta pela democracia corre risco. Cabe a cada um de nós, defensores da cidadania e da solidariedade, cumprir nosso papel mesmo que tentem nos impedir. O Brasil tem desenvolvido como nunca aconteceu na História e ele tem sido um Brasil voltado para a população brasileira e não para as elites sugadoras de cofres públicos.
É muito bom acordar com boas notícias de um Brasil que está dando certo. Nunca se teve tantas vagas de emprego. O problema é a qualificação de profissionais. Para isso, existem programas como o Aprendiz Legal, Jovem Aprendiz e PRONATEC, com caminhos de solucionar a dicotomia trabalho-qualificação. O que está dando errado no Brasil e sempre deu foi a corrupção, que também é resultado das ações de um povo mal educado e manipulado, que vende seu voto por um cargo, emprego e até mesmo por uma dentadura. Isso sempre existiu e está na hora de acabar.
Como educador social e instrutor de cursos profissionalizantes, vejo nos olhos de centenas de jovens a esperança de um futuro melhor para todos. Eu me sinto cada vez mais feliz por ser um cidadão brasileiro de verdade, não apenas na certidão e no título mas na ação transformadora na vida das pessoas. Todos mundo junto pelo desenvolvimento.
0 comentários